EMEI JARDIM VITÓRIA

EMEI JARDIM VITÓRIA

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

USANDO OS SENTIDOS PARA CONHECER O MUNDO E EU MESMO

Esse projeto foi desenvolvido ao longo do ano de 2010 com as crianças da sala 1 pelas educadoras Juanice e Maria Luiza.
A idade de 1/2 anos que as crianças se encontram é um período de desenvolvimento muito importante da vida humana. Nesta idade a criança não só vê e escuta como tem a necessidade de apalpar, cheirar e levar a boca. Para a criança não basta que lhe diga onde se encontra um determinado objeto, ela necessita vê-lo, experimentá-lo e explorá-lo para tomar conhecimento de sua existência.
Ação educativa e sistematizada dos sentidos proporciona a criança a conhecer o seu corpo, estabelecendo relações mediante situações da sua vida cotidiana e no espaço à sua volta.

BREVE RELATO DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO:
Separamos uma bacia, onde eram colocados os materiais necessários para desenvolvermos os estímulos propostos para aquele dia, então, quando as crianças nos viam com a bacia, sabiam que uma atividade nova estava por vir e todos assentavam em rodinha com muita curiosidade.










Proporcionamos às crianças situações, ora sem auxílio da vista, isto é, com os olhos vendados e ora sem a venda, o contato com superfícies ásperas e lisas, materiais finos e grossos, sensações de frio, quente, seco, molhado, duro, mole.
Para tal apalpamos sagu, macarrão cozido, macarrão cru, manuseamos livros com materiais lisos e macios, rugosos, ásperos e peludos, sentimos as temperaturas do gelo, do secador de cabelo, tecidos finos e grossos, pisamos em brita, areia e capim.















Sentir cheiros nos traz, automaticamente, inúmeras sensações reveladas em expressões faciais que denotam sentimento de aprovação, negação, alegria, desejo, repulsa, entre outros.
As situações ofereceram aromas doces, suaves, fortes e comuns. As crianças tiveram contato com móbiles/saches de canela, cravo da índia, casca de mexerica, perfumes de criança e adulto, talco e as meias que eles usam.













Para estimular a visão, soltamos pipas coloridas. Vendamos os olhos, ora com faixa, ora com lençol. Construímos cabaninhas, brincamos de esconde-esconde... utilizamos cartazes com figuras de animais, disponibilizamos várias cores de pincel hidrocor e um grande papel craft para desenhar e olhamos através de rolinhos de papel higiênico.













Identificamos os diversos sabores que o paladar nos oferece diariamente nos momentos de lanche, mas trouxemos para a sala um pouquinho de sal, açúcar, limão e mel.

















A audição foi explorada através dos livros que emitem diversas sonoridades como os sons dos animais, dos veículos: buzina e motor, sons altos e baixos, escutamos um CD que reproduz sons do dia a dia: descarga, chuva, instrumentos musicais, liquidificador, o bater do martelo e outros. Exploramos os instrumentos musicais da bandinha da escola. Aproveitando a época a copa, as crianças manusearam matracas, maracás, cornetas e outros apetrechos.














As crianças passaram por vivências que exploraram seus 5 sentidos. Estão começando a perceber algumas funções de seu corpo. Começam a sair da fase só do oral, de levar tudo a boca, agora sabem que podem conhecer os objetos usando outras partes do corpo.
Está sendo estimulado a curiosidade, a vontade de explorar os objetos novos e o mundo que os cercam, se antes eles apenas pisavam na grama, hoje eles escutam o barulho que o pé faz na grama, a cócegas, se ela está molhada ou seca.


 

 









Observamos que em cada criança as relações, reações e associações não são iguais, que as lembranças são diferentes, cada um percebe o mundo de seu modo e é preciso respeitar a diversidade.