EMEI JARDIM VITÓRIA

EMEI JARDIM VITÓRIA

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

SEMINÁRIO INFÂNCIA NA CIRANDA DA EDUCAÇÃO - 2013

A Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, por meio da Gerência de Educação Infantil realiza anualmente o Seminário Infância na Ciranda da Educação que apresenta alguns trabalhos desenvolvidos nas Escolas de Educação Infantil de BH.
Podem se inscrever os projetos das escolas particulares, conveniadas e públicas. Aqueles que melhor retratam as vivências pedagógicas são selecionados para exposição e relato de experiência no Seminário. 
No ano passado tivemos a honra de  ter o trabalho  da professora Cristina Borges para relato e de experiência. Este ano, nossa UMEI novamente foi selecionada. Iremos participar da exposição com o projeto: Ressignificando o Espaço: Reinventando o hall de entrada e corredor.
A principal preocupação deste projeto foi com o espaço não sendo apenas pano de fundo para as aprendizagens, e sim um espaço que interfere diretamente na construção do conhecimento da criança como
interlocutor, ele é um segundo educador, que desafia e instiga a criança a observação, a exploração e a novos saberes, oportunizando a iniciativa, contribuindo com a autonomia. Um aliado que estimula as relações sociais, atraindo o olhar, a atenção, a experimentação e a troca.
Tentamos inserir a criança em um ambiente falante com situações onde ela é estimulada a escutar os demais tomando conhecimento de um vocabulário diversificado observando sua pronúncia nos diálogos com diversas idades. As crianças imitam situações que ouvem experimentando possibilidades de diálogos negociando sentidos para serem ouvidas, compreendidas e obterem respostas. A construção da linguagem oral ocorre em um processo de aproximação sucessiva da fala do outro, seja ela adulto ou outra criança, vão assim produzindo construções mais complexas, ampliações  que acontecem gradativamente nas conversas cotidianas, músicas, brincadeiras, faz-de-conta.












































































































































































































































































A exposição acontecerá nos dias 25 e 26 de setembro do auditório do UNI-BH Lagoinha.